PASPATUR FORA DA CURVA: Dica de decor
top of page

PASPATUR FORA DA CURVA: Dica de decor

Paspatur ou Passepartout é aquela moldura de papel entre a arte e a estrutura final da moldura, se você já leu este post aqui já entendeu bem ;)


Ele serve para proteger a arte, conferindo espaço entre o vidro e o papel, mas, para além das suas funções técnicas, ele também enobrece o quadro e nos permite depositar o estilo de decoração que quisermos para o ambiente através dele. Já vamos entender melhor:


As cores mais utilizadas para o paspatur são aquelas clássicas: Branco, Off white ou Creme.


Acontece que se você pedir por outras opções ao chegar na molduraria, vai descobrir que elas são infinitas! Temos paspatur em DIVERSAS cores, tecidos, texturas e estampas. Sim, estampas.


Dessa forma conseguimos brincar (e muito) com os estilos, trazendo a nossa personalidade para o quadro pronto. Seguem dicas para virar expert no assunto:


  • Cores sóbrias: Café, bordô, verde musgo e camurça são alguns exemplos de cores com personalidade mas que mantém a sobriedade da decoração. São CHIQUES ao extremo mas não exigem tanta ousadia (e não corre o risco de alguém olhar torto rs).



  • Cores Vibrantes: Vermelho, Azul, Amarelo e todas as outras cores em tons mais abertos se enquadram nesse tópico. São bem ousadas e trazem um ar jovial, descolado e criativo ao ambiente. Vale brincar de misturar uma decoração mais clássica ou antiguinha com eles e criar um contraste bem interessante!




  • Tecidos: Pode ir do clássico ao vibrante, passando pelo sóbrio rs. É lindo de morrer. Exemplos bacanas: Linho, Algodão, Sarja... Pode ter a trama grossa (mais personalidade) ou fininha (mais clássica).



  • Estampas: Geralmente feito com tecidos, o paspatur com estampas também pode ir do clássico ao super moderno dependendo das cores e padrões da estampa. Exemplos clássicos: Vichy, listrado, poá... Exemplos modernos: Florais, coloridos, abstratos, psicodélicos...



 

O bacana dessa ideia é que depois de um tempo você pode mudar o paspatur e criar um quadro totalmente novo, renovando a decoração da sua casa de forma rápida e prática!


Eu sou super fã do paspatur, ainda mais nessas opções diferentes.

E você? Curtiu a ideia? Me conta lá no instagram!

Até breve!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page