CRIATIVIDADE: como desenvolver no dia a dia?
top of page

CRIATIVIDADE: como desenvolver no dia a dia?

Criatividade é um substantivo feminino com origem no latim creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Ao contrário do que se acredita, a criatividade é uma característica intrínseca a todos os seres humanos, e não apenas privilégio de alguns. Prova disso fica clara quando olhamos lá pra trás, quando ainda nem se havia definição para tal, e percebemos que a partir da necessidade e sobrevivência, o homem descobriu o fogo, a roda e por aí vai.

O que acontece na verdade é que alguns a desenvolvem constantemente e outros vão deixando de lado.


Em todas as áreas da vida a criatividade nos ajuda a solucionar problemas, organizar e promover formas mais simples e prazerosas de realizar o que precisamos. É um engano muito grande pensarmos que apenas as pessoas que trabalham com arte de fato possuem capacidade e aplicam soluções criativas em seu dia a dia. Um contador pode desenvolver uma técnica única de organizar suas planilhas, tornando seu trabalho mais fácil e compreensível para seu cliente, por exemplo. Isso também é criatividade.


Passo a passo pra nunca mais dizer que não é criativo:


Algumas pequenas tarefas podem ser praticadas para que a criatividade seja desenvolvida no dia a dia e se torne parte da sua forma de pensar. Seu compromisso é praticar constantemente essas mudanças até que vire parte da forma como você enxerga o mundo, se tornando cada vez mais criativo!


Pra começar a aplicar JÁ:


- Observe o mundo a seu redor. Perceba as cores, os sons, as pessoas. Sabe aquele momento em que você está parado no trânsito de saco cheio e não larga o celular? Experimente olhar pela janela.


- Faça anotações. Uma dica legal é andar sempre com um caderninho. Mas não compre um caderno muito lindo ou caro, pra você não ter pena de usar. Anote tudo: pensamentos, coisas que observou na rua e que lhe chamaram a atenção, trechos de música que estão na sua cabeça, ideias malucas...


- Evite estímulos contrários. Cuide dos seus pensamentos, regule as reclamações, durma bem, tente encontrar algum exercício que lhe traga prazer, respire fundo com mais frequência.


- Aprenda a escutar. Quando você conversa com alguém, você está ouvindo ou está buscando o que dizer em seguida?


- Coloque-se no lugar do outro. Sabe aquele cara mala do trabalho que você não quer nem por perto? O que você sabe sobre a história, sobre a vida dele? Você já se deu algum tempo pra realmente conversar com ele, pra dar uma chance? Todos temos algo a ensinar, propositalmente ou não. Conheça o outro, se interesse, ouça.


- Tenha momentos ociosos. Principalmente quando você tiver algo muito importante para resolver, aquilo que está lhe tirando o sono, que não sai da sua cabeça e mesmo assim você ainda não encontrou a solução. Pare, distraia, aliene-se. Veja aquele filme bobo que você adora. Tome um banho demorado, lave a louça. Quando conseguimos relaxar a mente, ela trabalha melhor.


- Aprenda a perguntar. Seja curioso. Estimule seu cérebro a pensar. Aprenda o poder das perguntas tipo: "Como? Por quê? Quando? Quem? O quê? Onde?"


- Fuja da rotina de vez em quando. Faça um caminho diferente, coma em um restaurante novo, assista um filme que não é seu estilo. Saia da bolha.


- Leia. Sim, encontre tempo pra isso.


- Faça listas. Organize as tarefas e pensamentos. Não funciona ter mil coisas pra fazer e ir fazendo checklist mental, é estressante e desgasta seu cérebro com algo que poderia ser bem mais simples.


- Deixe o medo de lado e seja você mesmo. Uma frase que mudou minha vida foi: "Ninguém sabe o que está fazendo." O que significa que tudo bem você também não saber, contanto que use isso a seu favor. Não se paralise por esse sentimento, agradeça e use essa oportunidade para fazer o que precisa ser feito para conquistar sua vida dos sonhos e poder errar quando acontecer. Todos erramos. Aprenda com isso e vá em frente. Vá sem saber mesmo, vá aprendendo no caminho.


 

Vá aos poucos aplicando essas tarefas na sua vida, no seu tempo, sem que isso vire mais uma cobrança pesada sobre sua cabeça. Divirta-se no processo, divirta-se até enquanto faz planilhas no trabalho.

A vida pode ser bem mais leve, depende da forma como enxergamos tudo.


Um beijo grande,

Mariana


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page