Importância da arte em CONSULTÓRIOS

Toda recepção de clínica ou consultório médico possui arte como forma de decoração do ambiente. O que nem sempre acontece é a escolha atenciosa de qual arte é exposta neste espaço, certo?


Nesse post vou explicar os 5 benefícios de dispor um tempinho à essa tarefa e ainda deixo algumas opções de artes no final:


arte abstrata em página de livro antigo tinta preta dourada branca vintage

1. BEM ESTAR:

Arte gera sensações. Fatores como o tipo de traço, as cores utilizadas, formas, tipo de pincelada e até mesmo as medidas da arte escolhida influenciam diretamente no sentimento transmitido ao espectador.

O ideal é escolher imagens que transmitam maior sensação de tranquilidade, diminuindo o estresse da espera pela consulta.



2. DISTRAÇÃO:

Para o paciente preocupado durante um tratamento mais sério, para a pessoa que acompanha alguém ou mesmo para os dias em que a espera é maior que o previsto.

A imagem pode conter elementos que levem à uma observação mais longa, como elementos lúdicos, abstratos, formas que podem ser interpretadas de diferentes maneiras e pequenos detalhes são exemplos que instigam o observador.



3. CONEXÃO:

Quando nos deparamos com uma arte, nosso cérebro busca memórias, sentimentos e sensações conhecidas que possam se traduzir em tal obra, gerando uma conexão entre a arte e o espectador. Essa conexão é traduzida pelo cérebro com estímulos de prazer, fazendo com que o paciente guarde sensações mais positivas desse momento, sentindo-se mais à vontade para retornar.



4. ALÍVIO DE TENSÕES:

O somatório dos fatores acima resultam no alívio de tensões que a espera por uma consulta gera. Seja por um resultado ou apenas pela preocupação com o horário e afazeres posteriores.



5. MELHOR PERCEPÇÃO DO AMBIENTE:

Com o alívio de tensões, o paciente deixa o consultório mais calmo e com uma melhor impressão daquele tempo ali presente, o que inconscientemente o remete aquele local com boas sensações e, portanto, irá lembrar disso quando precisar marcar uma próxima consulta ao invés de escolher outro médico.


 

Você que é médica(o), já tinha pensado nisso?


E sendo paciente, você já notou a diferença de uma decoração bem pensada para esse momento de espera?


 
  • EXTRA:

Dicas de artes que transmitem tranquilidade ou estimulam a observação prolongada:


arte minimalista oneline linhas minimal reve frances decoração escandinava quadro bege branco

arte pedra ágata azul minimalista escandinavo branco quadro moldura

arte minimalista preto e branco linhas abstrato

arte tons pasteis minimalista bege linha abstrato

arte quadro moldura minimalista escandinavo bege branco linha borboleta asa flor

quadro arte moldura minimalista oneline linhas minimal flor preto e branco umalinha

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo