top of page
Foto do escritorMariana Santiago

CASA NOVA DO ZERO: COMO COMEÇAR?

Atualizado: 18 de set. de 2020

Montar uma casa do zero é uma tarefa muito empolgante mas que pode gerar certo desespero, nos deixando perdidos sem saber por onde começar. Nesse post vamos te dar uma luz com um passo a passo que vai facilitar muito esse momento, pra você ficar apenas com a parte empolgante do processo. Pronta?? Vamos lá:

Primeiro passo: Finanças.

Para evitar gastos desnecessários ou fora de hora, pegue papel e lápis (ou abra o excell, se você for desse time) e anote todos os itens essenciais como eletrodomésticos, cama, mesa e por aí vai, seguidos dos itens que você quer muito como decoração, plantas, aquele edredom quadriculado minimalista branco que está na moda... afinal, a casa é sua e você precisa atender aos seus próprios desejos. Quando terminar todos os itens, coloque-os em ordem de prioridade e faça uma rápida pesquisa para anotar os valores médios desses produtos. Dê uma checada geral pra ver se não se esqueceu de nada, pois quanto mais completa sua lista estiver, mais controle você terá sobre quanto precisará gastar.


Segundo passo: Projeto.

Ao final desse passo, talvez você precise revisar sua lista, mas é importante começar por ela pra te dar uma noção inicial antes de você seguir em frente e levar um susto com os valores mais tarde, ok?

Agora vou te dar uma explicação rápida sobre a importância de contratar uma pessoa especializada para esse passo: sabemos que eu sou arquiteta e soa suspeito eu dizer, mas a verdade é que quando você tem um projeto em mãos você acaba economizando muito dinheiro no fim das contas e sim, compensa o valor pago ao profissional.

Quando você contrata um arquiteto ou designer de interiores para criar com você um projeto pra sua casa nova, você tem em mãos o resultado final que você quer e não corre o risco de gastar dinheiro atoa. Exemplo: Você está no fim de semana passeando por lojas de decoração e se depara com uma promoção de cadeiras para mesa de jantar lindas, estilosas e, no impulso, você finaliza a compra. Quando recebe as cadeiras em casa, percebe que elas não tem absolutamente nada a ver com o resto da decoração. Ou seja, dinheiro jogado fora e dor de cabeça pra resolver a situação enquanto convive dia após dia olhando de cara feia pras cadeiras. E isso que estamos falando em decoração, quando entramos em arquitetura, se você for fazer uma obra de fato, por favor contrate um arquiteto. Obras já dão problemas e custos suficientes com eles, você não vai querer pagar pra ver o que acontece sem eles. Mas isso já é assunto pra um outro post, vamos seguindo:

Uma dica legal é salvar referências de decoração que você curta e entregar no primeiro momento com o profissional, assim ele já tem um norte do seu gosto - o pinterest é ótimo pra isso! E lembre-se de usar e abusar desse contato: troque ideias, diga tudo o que você gosta, não gosta, o que você gostaria muito de ter mas não faz ideia de como, de repente ele tem uma ideia fantástica pra tornar seus sonhos realidade e você nem sabe... Sério, aproveite o profissional até que o projeto fique perfeito PRA VOCÊ, ele vai adorar o desafio.


Terceiro passo: Ordenar afazeres.

Seu arquiteto ou designer vai organizar isso pra você, mas já podemos dar uma palhinha hihi

Depois que o projeto estiver nas suas mãos, é hora de voltar à técnica da lista de prioridades e ordená-la balanceando os seguintes aspectos: Ordem natural (pintar as paredes antes de colocar os móveis e decorações facilita o processo, por exemplo) x Ordem de prioridades e financeiro (não adianta saber que pintar as paredes primeiro é mais fácil, se você só tem dinheiro pra pintá-las ou comprar a geladeira, ter o que comer é prioridade sempre, concorda? rs).

Quarto passo: Compras (uhul!)

Agora que você já sabe tudo sobre o planejamento e está munida com suas listas ordenadas e seu projeto, é hora de botar a mão na massa e colocar em ação o Plano Casa Nova!!

Claro que pra fazer compras você não precisa de um passo a passo rs mas vou deixar aqui algumas dicas valiosas pra evitar que você perca dinheiro:


  • Dica número 1: Lá no início do processo, você fez uma lista que gerou um valor médio do custo total das suas compras, certo? Depois de revisar essa lista baseando-se no projeto e ter um valor mais próximo do verdadeiro, o ideal é que você use essa informação a seu favor e bole um plano para juntar esse dinheiro dentro de um tempo X que será estipulado por você, afinal, quem tem pressa pra estar com a casa pronta é você. E por que você deveria juntar o dinheiro, se pode parcelar tudo no cartão? Simples: porque comprando tudo à vista (e se esforçando pra perder a vergonha de pedir desconto) você consegue pagar tudo com entre 3% e 10% de desconto. E se você já tem o valor total da sua lista pronto, eu sei que você vai conferir quanto economizaria e vai ver que cabem muitos quadros Mariana Studio nessa conta ;)


  • Dica número 2: Comprar online na maioria das vezes sai mais em conta que comprar na loja. Não me pergunte o porquê.


  • Dica número 3: Pesquise pesquise e pesquise. Existem muitas lojas vendendo o mesmo produto com diferentes preços hoje em dia, então esquece esse bicho preguiça que habita em você e perde esse hábito de entrar no primeiro shopping e comprar na primeira loja que encontrar. Você está perdendo dinheiro.


  • Dica número 4: Aproveite as promoções com sabedoria. Muitos shoppings focados apenas em casa e decor (como o Casa Shopping aqui no Rio) possuem temporadas específicas de promoção geral em todas as lojas e os preços costumam cair de verdade, então vale a pena se informar e esperar um pouquinho se for o caso pra otimizar esse momento compras. E não se esqueça de estar com seu projeto em mãos pra evitar algum impulso tipo o das cadeiras lá em cima. Atenha-se ao seu projeto!!


  • Dica número 5: Sites incríveis de lojas online com preço legal e que talvez você não conheça:

MarianaStudio (não podia deixar a brincadeira passar né rs)


Atenção! Não é publi e, embora eu já tenha escutado maravilhas de todas elas, não cheguei a efetuar a compra em todas (só em algumas hihi).

Quinto e último passo:

Controlar a ansiedade e entender que é normal ir montando a casa aos poucos, dentro do possível. Aproveite pra fazer isso virar uma brincadeira entre você e seus amigos, como "amiga, precisamos marcar outra noite de vinhos aqui em casa, agora tenho um sofá rs!!"

Aprenda a gostar desse processo ao invés de se descabelar cheia de dívidas.


Espero ter ajudado e que você se divirta no processo até terminar de montar sua casa dos sonhos. Respire e aproveite essa fase, vá fotografando o caminho e poste no instagram me marcando pra irmos curtindo juntas essa montagem, eu amo!!!


Quero saber: ficou animada ou apavorada?? kkkk me conta lá no insta!

Um beijo grande,

Mariana


373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page